7 Curiosidades do clássico De Volta Para o Futuro

O primeiro filme da franquia De Volta Para o Futuro estreou em 1985. A trilogia explora o conceito de viagem no tempo e narra a história do jovem Marty McFly (Michael J. Fox) e do cientista Doc Brown (Christopher Lloyd).

A obra-prima deixa um grande legado na história do cinema e do universo geek. Vamos conhecer agora 7 curiosidades sobre esse clássico das telonas!

1. A rejeição antes do sucesso

A rejeição antes do sucesso

Pouca gente sabe mas,  após terminado, o roteiro original de De Volta para o Futuro foi rejeitado mais de 40 vezes (isso mesmo, quarenta!). Acabou sendo aceito pela Universal Pictures, e teve Steven Spielberg como produtor executivo.

2. Uma geladeira que viaja no tempo?

Uma geladeira que viaja no tempo?

Inicialmente, a máquina utilizada pelos personagens para viajar no tempo não seria um carro, mas uma geladeira. A mudança foi feita por medo de que, após ver o filme, as crianças entrassem nas geladeiras para brincar e ficassem presas.

3. Homenagens ao clássicos da ficção científica

Homenagens ao clássicos da ficção científica

Apesar de haver uma certa rivalidade entre os fãs de “Star Wars” e “Star Trek”, a homenagem às duas sagas é uma unanimidade no filme. Em 1955, Marty McFly se apresenta como Darth Vader ao seu pai para convencê-lo a ir ao baile e, de quebra, faz a saudação vulcana (gesto popular de Star Trek).

4. Autorização da Casa Branca?

Autorização da Casa Branca?

As partes do roteiro que faziam referências ao então presidente americano Ronald Reagan precisaram ser avaliadas pela própria Casa Branca, para não ofendê-lo. Os produtores tiveram algumas preocupações quanto à famosa fala de Doc Brown sobre a improbabilidade dele ser presidente em 1985, mas Reagan foi aconselhado a deixar passar.

5. Sem remake (por enquanto)

Sem remake (por enquanto)

Os direitos do filme e das sequências ainda continuam sob tutela do diretor Robert Zemeckis e do produtor e roteirista Bob Gale. Em 2015, Zemeckis disse que nenhum reboot ou remake do filme seriam autorizados enquanto estivessem vivos. Ainda bem, né?

6. Inspiração para DOC Brown

Inspiração para DOC Brown

Para o papel de Dr. Emmett Brown, o ator Christopher Lloyd construiu a personalidade do  doutor focada nas figuras históricas do físico Albert Einstein e do maestro Leopold Stokowski. E aparentemente, deu certo, já que é um dos personagens mais emblemáticos na trama!

7. Bilheteria de sucesso

Bilheteria de sucesso

De Volta para o Futuro arrecadou cerca de 11 milhões de dólares no primeiro fim de semana, um pouco mais da metade do orçamento de produção. Mas permaneceu no topo das bilheterias por doze semanas. Após quase 9 meses, o filme ultrapassou o limite de 200 milhões de dólares.

Jornalista, curiosa e gente boa. Mas gosta de dar pitaco em tudo, de Netflix a futebol.

Deixe sua reação!

Deixe seu comentário!


Para você